O Corujão é um espaço onde apresentamos filmes e vídeos etnográficos com o objetivo de trazer reflexões sobre a relação entre ancestralidade, envelhecimento e espaço urbano. Selecionamos com muito cuidado cada um!
Mas quem não for do tipo que fica acordado de madrugada, não precisa se preocupar, pois os links ficarão aqui durante a realização do evento e podem ser acessados em qualquer horário.
O Corujão também contará como horas de participação no evento! Basta assistir os filmes e vídeos etnográficos e preencher a ficha de presença abaixo!
Ficha de
presença
A Mestra Sirley Amaro nasceu em Pelotas em 12 de janeiro de 1936, descendente de escravizados, carnavalesca e costureira de profissão. Foi educadora ao descobrir a arte de contar histórias, por meio das próprias histórias e dos seus antepassados, na reconstituição dos saberes aprendidos nas vivências cotidianas. Contava histórias dos bailes de carnaval, das costuras, das antigas charqueadas em Pelotas (RS).
Realização: ONG Movimentação
Ano: 2020.
Duração: 41min.
A cidade e suas Ruinas
Ensaio sobre memória coletiva e sobre o "estar na cidade" na busca de uma estética para a memória, na busca da estética das ruínas. Imagens de casas e prédios antigos de Porto Alegre/RS em seus múltiplos planos.
Produção: Banco de Imagens e Efeitos Visuais.Ano: 1998.Duração: 28 min.Formato: NTSC.Direção: Ana Luiza Carvalho da Rocha.Imagens: Rafael Devos.Edição: Alfredo Barros.
LGBT+60: Corpos que Resistem
Mostra a trajetória de idosos que enfrentaram a intolerância, abrindo caminhos para as novas gerações. Na primeira temporada, contamos as histórias de Martinha, João Nery, João Silvério, Anyky e Yone, que guardam em seus corpos as marcas de uma longa trajetória de resistência política e social.
1ª temporada - 6 Episódios.
Direção: Yuri Fernandes (jornalista, documentarista),
Produção: Projeto Colabora.
Ano: 2018.
Duração: cada ep. com cerca de 30 min.
O Fio da Memória
Documentário brasileiro de longa metragem, produzido entre 1988 a 1991, dirigido por Eduardo Coutinho. O documentário, dividido em duas partes, aborda a respeito da cultura e identidade dos negros e principalmente sobre a escravidão, em meio ao Centenário da Abolição da Escravatura
Direção: Eduardo Coutinho.
Ano: 1991.
Duração: 2h.