top of page
Nossa equipe
Comissão organizadora
Projeto de pesquisa
Margens
O projeto de pesquisa Margens: Grupos em Processos de Exclusão e suas Formas de Habitar Pelotas/RS, é desenvolvido no Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto Margens articula ensino, pesquisa e extensão, a partir dos seguintes projetos de extensão:
​
-
Narrativas do Passo dos Negros: Exercício de Etnografia Coletiva para Antropólogos/as em Formação;
-
​Terra de Santo: Patrimonialização de Terreiro em Pelotas/RS; e
-
Mapeando a Noite: O Universo Travesti.
João Mansur Neto
Antropólogo, arqueólogo e músico. Mestrando em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Colaborador do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR). Atualmente realiza pesquisas na área de Antropologia Urbana e Patrimônio Cultural.
Marcela dos Santos Dode
Graduada em Antropologia com linha de formação em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), integrante do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR) da UFPEL. Como participante do Projeto de Extensão Narrativas do Passo dos Negros: um exercício de etnografia coletiva para Antropólogos/as em formação desenvolvi um trabalho que teve como objetivo trazer outras temporalidades e outras ocupações que ocorreram no Passo dos Negros através do estudo da Arqueologia da Paisagem, destacando os grupos invisibilizados na historiografia oficial da cidade de Pelotas.
Louise Prado Alfonso
Turismóloga, Antropóloga, Arqueóloga, Escorpiana, roqueira e Filha de Iemanjá. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Margens: Grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas e dos Projetos de Extensão a ele vinculados, professora na Universidade Federal de Pelotas e maratonista de séries nos tempos livres. Integrante do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR) dentre outros laboratórios e grupos de pesquisa voltados para estudos sobre Cidade, Patrimônios e Grupos em Processos de Exclusão.
Felipe Aurélio Euzébio
Professor, cientista social, pansexual e cozinheiro intuitivo. Formado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (PPGA/UFBA) na linha de pesquisa Gênero, Sexualidades e Estudos Queer. Colaborador do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), pesquisa sobre diversidade sexual e de gênero, comunidade LGBTQIA+, saúde sexual e educação.
Gabriela Pecantet Siqueira
Geminiana com lua em virgem, mãe de três (lindooos) gatos, colagista e artesã. Bacharela em Direito, graduanda em Antropologia e quase mestra em Sociologia (UFPel). Desenvolvo pesquisas nas áreas da Sociologia do Trabalho e da Antropologia Urbana, com ênfase nos seguintes temas: sentidos do trabalho, direito à cidade, narrativas de mulheres, narrativas imagéticas e etnografias de resistência urbana.
Ingrid Adrielle de Souza Freitas Santana
Baiana, pisciana, Arqueóloga doutoranda pela Universidade Federal de Pelotas, mãe de pet, potterhead (Corvinal é minha casa e acho que isso diz muito sobre mim), fã de romance histórico (me julguem), descolonial, feminista, cacheada e apaixonada pelo que faço, pois buscamos justiça para grupos em processos de exclusão e não vejo como não ser apaixonada por tal atuação.
Marina da Fonseca Lopes
Quase nômade, amante de felinos, viagens e cachoeiras. Arqueóloga, mestranda em Antropologia com área de concentração em Arqueologia (UFPel), fundadora da Gaia Consultoria em Arqueologia, responsável técnica no Centro Arqueológico da UNOESC e integrante do Projeto de Extensão "Mapeando a Noite: O Universo Travesti" (GEEUR/UFPel). Pesquisa sobre violências de gênero na Arqueologia.
Martha Rodrigues Ferreira
Pisciana com lua em câncer e quase antropóloga pela UFPel, colaboradora do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos-GEEUR. Cada escolha tomada é porque acredita em uma cidade construída por e para todes, um espaço plural, democrático e representativo de todas as narrativas construidoras do cotidiano. Tem interesse em antropologia urbana e por tudo que o inconsciente coletivo é capaz. Pesquisa sobre cidade, patrimônio e método.
Newan Acacio Oliveira de Souza
Uma travesti amapaense perdida pelo Sul, arqueóloga e (quase) antropóloga, adora tricotar e inventar palavras nas horas vagas. Formada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e dando passos largos agora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Têm realizado pesquisas sobre Comunidade LGBTQIA+, Patrimônios, Urbanização e Cidades na Amazônia. Faz parte do GEEUR, do Margens e também do NAUI/UFSC.
Pedro de Moura Alves
Antes de tudo: FORA GENOCIDA! Pisciano com ascendente em peixes, Pansexual , Licenciado em Geografia pela UFPEL, integrante do Projeto de Extensão "Mapeando a Noite: O Universo Travesti" (GEEUR/UFPel). Participante do grupo Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades (LEUR/UFPEL). Apaixonado por Fotografia, Colagens Digitais, Jogos Digitais, Memes LGBTQIA+ e leitura com perspectiva pós-estruralista. Pesquisa sobre territorialidades, violências e resistências das comunidades LGBTQIA+ na cidade de Pelotas.
Veridiana Machado Rosa Oliveira
Mulher, negra, mãe do Miguel e da Mariah.
Formada em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Federal de Pelotas, mestranda em Antropologia nesta instituição.
Atualmente lutando e resistindo pela permanência das ações afirmativas.
Lara Emmile Evangelista Valença
Sergipana, aluna do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, atualmente bolsista do projeto de pesquisa Margens: Grupos em Processos de Exclusão e suas Formas de Habitar Pelotas/RS, tenho 20 anos, sou aquariana com ascendente em virgem e amo desenhar e tocar alguns instrumentos musicais.
Franciele Fraga Pereira
Arquiteta, Urbanista e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR) e do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (NEAB). Ariana, professora em formação e (ao mesmo tempo) professora substituta do Curso Técnico em Edificações, IFSul, Campus Avançado Jaguarão. Apaixonada por música, histórias, coisas velhas, curiosidades e viagens filosóficas de mesa de bar.
Milena Behling oliveira
Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas, também é graduada no curso de Formação Pedagógica para graduados não licenciados, no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) campus Pelotas. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas.
Gerson Machado Rosa
Estou no sétimo semestre do curso de Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas. Trabalho na área da cultura através de editais na captação de recursos governamentais, no presente momento atuo na CUFA Pelotas como conselheiro de projetos.
Ricardo Pavéglio Sommer
Graduado em Arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2021/2), Mestrando em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Teoria, História, Patrimônio e Critica (PROGRAU) pela Universidade Federal de Pelotas, Gaúcho, Porto Alegrense, escorpiano com ascendente em áires, seguidor do Budismo, pai do Gregório II, cinéfilo, analítico e metódico. Apaixonado por cafeterias, fotografias aleatórias, quebra-cabeças, jogo de xadrez e chocolate amargo.
Janaína Vergas Rangel
Museóloga na Bibliotheca Pública Pelotense, bacharel em museologia e bacharelado em restauro pela Universidade Federal de Pelotas, pós graduanda em Educação e Diversidade pelo IFSC.
Rudy da Silva Ribeiro
Podcaster, Streamer, Mestre de RPG, fã de ficção científica, cyberpunk, space opera e literatura de horror. Pai Pequeno da Tenda de Nação Africana do Pai Oxalá, Batuqueiro desde que nasci. Rebelde, questionador e que carrega a luta desde que nasceu. Luta pelas minorias, luta pelo nosso axé!
Letícia Beck Fonseca
Canceriana, Arquiteta e Urbanista, Artes Visuais Licencitura, estudante de Bacharelado nas Artes Visuais e estudante do Pós- Graduação em Artes Visuais PPGAVI (UFPel).
bottom of page